Notícias

Considerando a situação especial causada pela pandemia da COVID-19 e observando o item 2.2 do Edital Regular de Seleção 2020 – Mestrado e Doutorado em vigor, cuja seleção regular ocorreu em fevereiro de 2020, que diz “Caso as vagas para o Doutorado não sejam preenchidas na seleção de que trata este Edital, a juízo do Colegiado do Programa, poderá ocorrer seleção ao longo do ano de 2020, em regime de fluxo contínuo, em datas específicas a serem divulgadas com 30 (trinta) dias de antecedência na página web do Programa.”, o Colegiado, em reunião ocorrida em 29/5/2020, decidiu por não disponibilizar vagas em regime de fluxo contínuo no ano de 2020.
O colegiado do PCTN aprovou nesta sexta-feira (17/04) a retomada das atividades de ensino de forma remota para a pós-graduação. A fim de não haver prejuízos na execução das atividades, é necessário que todos discentes tenham acesso a computador e a internet. Assim, é fundamental que os docentes consultem a todos alunos matriculados nas disciplinas e os solicite a anuência e assinatura digital. Entretanto, se algum discente não tiver condições de realizar as atividades não presenciais, recomenda-se que elas sejam suspensas e retomadas após a normalização do semestre. Portanto, pede-se aos professores do PCTN que a partir desta segunda-feira (20/04) se organizem para retomar tais atividades
Prezados(as), conforme informado pela Reitoria da UFMG, haverá suspensão das aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão a partir desta quarta-feira, 18/03/2020, por tempo indeterminado, em continuidade às ações para conter o avanço do novo coronavírus. Dessa maneira, recomendo a todos que somente venham ao Departamento de Eng. Nuclear em caso de necessidade, desde que não utilizem transportes públicos, evitem aglomerações de pessoas e sigam as recomendações de higienização das mãos, teclados e mouses de uso comum, etc. Que todos fiquem atentos para novas instruções e comunicações.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares – PCTN, vinculado ao Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, nos dias 21/02/2020 a 09/03/2020, estarão abertas as inscrições para seleção de 01 (um) candidato à DOUTORADO e 01 (um) candidato à MESTRADO aos cursos de MESTRADO e DOUTORADO. Estas vagas estão associadas diretamente ao desenvolvimento de projetos específicos associados à uma cota de bolsa de mestrado e uma cota de bolsa de doutorado, concedidas pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Edital da CNEN para Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado 01/2020.
Foi aprovada em Reunião do Colegiado, no dia 25/08/2017, as seguintes modificações no Regulamento do PCTN: a) Que pelo menos um membro da Banca Examinadora de Tese ou Dissertação não mantenha ou tenha mantido, no período de 5 (cinco) anos anteriores à defesa de tese ou dissertação, vínculo de natureza acadêmica e ou científica, em nível de pós-graduação, com o aluno concluinte ou orientador. A não observância da exigência implicará na nulidade da defesa de tese ou dissertação. b) Teses e Dissertações poderão ser escritas em inglês. E torna-se opcional a participação de um examinador internacional, na figura de consultor, desde que a tese ou dissertação seja escrita em inglês.